Varejo da Grande São Paulo bate recorde de faturamento em fevereiro

11/04/2011 - 17h07

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O comércio varejista da região metropolitana de São Paulo faturou R$ 8,1 bilhões em fevereiro, 7,1% a mais do que em fevereiro do ano passado. O valor é o maior já registrado para o mês pela pesquisa da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP), iniciada na década de 1970. A movimentação no primeiro bimestre foi 6,9% superior ao verificado em janeiro e fevereiro de 2010, com um total de R$ 16,9 bilhões.

O melhor desempenho do setor foi o do segmento de materiais de construção, que vendeu 21% mais do que em fevereiro de 2010. Segundo a Fecomercio, o crescimento se deveu ao aquecimento do mercado imobiliário. Segundo a entidade, “a aquisição de imóveis usados que, normalmente, são reformados pelos novos proprietários, vem ganhando força ante a venda de novos empreendimentos”.

O comércio automotivo também teve um resultado expressivo em fevereiro, com crescimento de 10,3% em comparação ao mesmo mês do ano passado. As lojas de departamento foram o único segmento que apresentou resultado negativo, com queda de 0,4% em relação a fevereiro de 2010.

Para a Fecomercio, os números indicam que a economia deve continuar aquecida durante o primeiro semestre, quando é esperada expansão de 5%. “O contínuo aquecimento do setor também demonstra, até aqui, a ineficácia das medidas adotadas pelo Banco Central (BC) para restringir o crédito e reduzir o nível de consumo”, ressaltou a entidade.

Edição: Vinicius Doria