Cidade controlada por rebeldes é atacada por tropas de Khadafi

09/04/2011 - 18h50

Da BBC Brasil

 

Brasília - A cidade de Ajdabiya, na Líbia, controlada pelos rebeldes, foi atacada hoje (9) por tropas leais ao líder Muammar Khadafi. Muitos civis fugiram do local e não se sabe o número de mortos. O combate durou várias horas e, aparentemente, a intenção das tropas de Khadafi parecia ser a de desestabilizar os rebeldes, e não controlar Ajdabiya. Outro objetivo seria evitar o avanço dos rebeldes rumo à cidade portuária estratégica de Brega.

Por outro lado, Força Aérea Britânica informou a destruição de sete tanques do Exército de Khadafi. O ataque aérea ocorreu na própria Ajdabiya e na cidade de Misrata. O porta-voz do Ministério da Defesa britânico reafirmou que o bloqueio aéreo na região, por decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma tentativa de proteger os civis das forças de Khadafi. As operações militares estrangeiras na Líbia envolvem 34 países comandados pela Otan (aliança militar ocidental).

Em outra frente, um grupo de líderes africanos, coordenados pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, tentará propor à Líbia uma trégua entre os rebeldes e as tropas de Khadafi. Estarão também no encontro líderes do Congo, da Mauritânia, do Mali e de Uganda.

Depois de vários dias, a TV estatal mostrou Khadafi, em Trípoli, visitando uma escola. A TV estatal exibiu imagens de estudantes gritando slogans de oposição ao Ocidente.