Da BBC Brasil
Brasília - Um atirador abriu fogo em um shopping lotado na Holanda neste sábado (9), matando cinco pessoas e cometendo suicídio em seguida. Onze pessoas ficaram feridas. O incidente ocorreu na cidade de Alphen aan den Rijn, a cerca de 25 quilômetros a sudoeste de Amsterdã.
"Um homem com uma arma automática, cuja identidade não podemos revelar, começou a atirar, matou cinco pessoas e então cometeu suicídio", disse o prefeito Bas Eenhoorn. Ainda não foi dada nenhuma razão para o incidente.
Segundo a imprensa holandesa, testemunhas informaram que o atirador tinha cabelos loiros, cerca de 25 anos, usava uma jaqueta de couro e calças com estampa de camuflagem militar.
O prefeito de Alphen aan den Rijn disse que o incidente é "sem precedentes" na cidade de cerca de 70 mil habitantes. Bas Eenhoorn afirmou que quatro dos feridos estão em estado crítico e cinco com ferimentos graves. "É difícil acreditar que nossa cidade possa ter passado por esta chacina em um dia tão bonito como este", disse.
Um dono de loja no shopping afirmou que o atirador parecia disparar contra as pessoas de forma aleatória. "Houve pânico no shopping, muitas pessoas correndo", disse Maart Verbeek ao canal holandês NOS. "Vi o atirador vindo, andando, e entrei na loja..."
Um morador da área disse à BBC que este é o segundo incidente deste tipo ocorrido na região em abril. "É estranho que algo assim aconteça nesta vizinhança. Geralmente, nada acontece aqui. Mas este é o segundo incidente em duas semanas", disse Thomas Aantjes.
Duas pessoas foram mortas em abril em um incidente com tiros no mesmo bairro da cidade. Autoridades não informaram se há ligação entre os dois incidentes.