Em resposta a Aécio, líder do PT diz que PSDB foi contra reformas sociais do governo Lula

06/04/2011 - 20h15

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), defendeu hoje (6) o partido das críticas feitas pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), em discurso no plenário da Casa. Aécio acusou o PT de se omitir ou se opor em momentos históricos do Brasil, como os das criações do Plano Real e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para Humberto Costa, os integrantes do PSDB não estão aptos a falar em responsabilidade fiscal porque fizeram, durante o período eleitoral, propostas impossíveis de serem cumpridas. “Nas últimas eleições, o PSDB mandou isso [responsabilidade fiscal] às favas, prometendo salário mínimo de R$ 600 e décimo quarto salário para o Bolsa Família, entre tantas outras coisas absolutamente inviáveis.”.

O parlamentar petista disse também que o partido do senador mineiro se posicionou contra as reformas sociais do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depois apresentá-las em campanha. “Se formos discutir a posição que o PSDB teve ao longo dos últimos anos, veremos que eles foram contra o Bolsa Família, os pisos salariais nacionais e outros avanços. Aliás, depois foram a favor de tudo isso e adotaram o discurso do continuísmo.”

Apesar do embate, o líder petista disse que o discurso de Aécio foi “dentro da expectativa” e estimulou o debate no Congresso Nacional.

Edição: João Carlos Rodrigues