Compra de instituição financeira nos EUA pelo Banco do Brasil sairá nos próximos dias

06/04/2011 - 17h34

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A compra de um banco norte-americano pelo Banco do Brasil (BB) sairá nos próximos dias, disse hoje (6) o presidente do BB, Aldemir Bendine. De acordo com ele, o contrato está em fase final de negociação.

“Um processo de negociação envolve preços e discussões contratuais. A maioria dos detalhes está acertada. Na verdade, estamos na fase de colher as assinaturas”, disse. Bendine não estipulou uma data para a concretização do negócio nem deu detalhes da instituição financeira a ser comprada. No entanto, fontes do BB informaram que o banco é de pequeno porte e opera na Costa Leste americana.

Sobre a necessidade de contenção do crédito para desaquecer o consumo e conter a inflação, o presidente do BB descartou medidas adicionais. Ele disse que as ações prudenciais adotadas pelo Banco Central no fim do ano passado estão surtindo efeito sobre o crédito para o consumo. “Não posso dar números, mas o crédito para o consumo está desacelerando em 2011”, explicou.

Bendine ressaltou que qualquer crescimento do crédito observado este ano deve-se à ampliação dos financiamentos para investimentos e para o setor habitacional, não ao aumento do crédito para o consumo. “Embora o crédito imobiliário seja destinado a pessoas físicas, ele é contabilizado como crédito produtivo, não como crédito para o consumo”, destacou.

O presidente do Banco do Brasil disse ainda que quase a totalidade dos recursos recentemente captados no exterior pela instituição financeira ficou fora do país. “Esse dinheiro serviu para fazer hedge [proteção] de ativos do banco no exterior. Quase toda a captação ficou lá fora”, disse. Em janeiro, o banco captou 750 milhões de euros em títulos no exterior com vencimento em 2016 e juros de 4,625% ao ano.

Bendine descartou ainda que o BB precise captar recursos no exterior para oferecer crédito no mercado doméstico. “Temos um índice extraordinário de liquidez para fornecer crédito aqui dentro. Nossa captação interna continua a pleno vapor”, afirmou.

 

Edição: Aécio Amado