Secretaria reúne-se com municípios para debater condições de locais de treinamento para as Olimpíadas de 2016

30/03/2011 - 15h32

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Representantes de 60 dos 92 municípios do Rio de Janeiro estiveram hoje (30) no Maracanãzinho, zona norte do Rio, num encontro com a secretária de Esporte e Lazer do Estado, Márcia Lins, para saber detalhes sobre o cadastramento e a seleção dos locais de treinamento no período que antecederá os Jogos Olímpicos de 2016.

Márcia Lins explicou que o encontro busca uma aproximação com as cidades para conseguir “interiorizar” os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. “Nosso objetivo é beneficiar o estado como um todo, o Brasil e a América do Sul, abrindo uma porta de comunicação e apoio ao esporte. Por isso, é fundamental envolver o máximo de municípios para esses megaeventos”.

Algumas das principais exigências são: a distância entre o local de treinamento e o aeroporto deve ser de no máximo 150 quilômetros, em entrada pavimentada, e o aeroporto deve oferecer voos regulares. Além disso, a cidade precisa ter locais de hospedagem classificados nas categorias 3, 4 ou 5 estrelas; e o tempo de deslocamento da instalação até hospital deve ser de, no máximo, 30 minutos.

O assessor de esporte do município de Mendes, região Serrana, Márcio Guttierres Moraes, tem a expectativa de divulgar o nome da cidade e, sobretudo, estimular o turismo, uma das principais fontes de renda do município. “Temos condições de receber uma equipe de atletas e ainda contamos com a vantagem de estarmos próximos do Rio, apenas 98 quilômetros de distância”, comentou o assessor.

A secretária Márcia Lins lembrou que todas as cidades do país podem se candidatar a abrigar os atletas para um período de treinamento, aclimatação e concentração antes das Olimpíadas, contanto que atendam os requisitos técnicos e as recomendações das federações internacionais.

“A gente sabe que existem pré-requisitos básicos e que algumas cidades vão poder se habilitar diretamente e outras indiretamente, por meio do turismo e serviços. Esse é o momento de aproveitar as oportunidades e investir na infraestrutura e nos serviços”, completou a secretária.

Os locais de treinamento pré-jogos viabilizam aos atletas de todos os esportes a oportunidade de treinarem no Brasil no período que antecede os Jogos do Rio, em 2016. Os municípios interessados podem se inscrever pelo site oficial até 5 de abril. A lista dos locais aprovados será divulgada em janeiro de 2012 e as cidades devem estar com todas as instalações prontas até julho de 2015.

A secretária de Esportes de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Sandra Azevedo, informou que a prefeitura já está providenciando hotéis para o evento e as condições necessárias para receber atletas. Em contrapartida, ela espera receber mais apoio dos governos federal e estadual para a melhoria das instalações esportivas, como a Vila Olímpica, que já existe no município, mas precisa de reformas e ampliação. “Não apenas para servir de área de lazer, já que o local recebe cerca 400 pessoas por dia, como também para incentivar nossos atletas e futuros talentos.”

 

Edição: Lílian Beraldo