Centro Cultural João Nogueira no Rio deve ficar pronto em um ano

08/02/2011 - 13h19

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O antigo Imperator, no Méier, que já ostentou o título de maior cinema da América Latina, com capacidade para 2,4 mil pessoas, será reformado pela prefeitura do Rio para abrigar o Centro Cultural João Nogueira. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes participaram hoje (8) da solenidade que marcou o início das obras. O governo estadual cedeu o terreno à prefeitura, que vai investir R$ 21 milhões na transformação do espaço. O centro deve estar pronto em um ano.

Inaugurado em 1954, o Imperator funcionou como cinema até 1986. Na década de 90, abrigou por quatro anos uma casa de shows, que recebeu grandes nomes da música popular brasileira e internacional. Em 1995, fechou as portas definitivamente, com uma feirinha de comércio de roupas e bijuterias ocupando a galeria de acesso à casa.

O futuro Centro Cultural João Nogueira terá três cinemas, teatro com capacidade para 850 espectadores, sala de exposições, livraria, restaurante, café e bistrô, além de uma área verde de 1,2 mil metros quadrados. Os moradores do Méier e de vários bairros vizinhos da zona norte passarão a contar com um espaço cultural nos moldes dos existentes no centro e na zona sul da cidade.

O nome do espaço homenageia o cantor e compositor João Nogueira, nascido e criado no Méier. Integrante da ala de compositores da Portela e fundador do Clube do Samba, que ajudou a revitalizar o carnaval de rua carioca, João Nogueira morreu em 2000. Seu filho, o cantor Diogo Nogueira, participou da cerimônia, que também contou a com a presença da cantora Alcione.

Edição: Talita Cavalcante