Movimentos sociais fazem ato em defesa de Cesare Battisti

26/01/2011 - 23h46

Daniel Mello

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – Com a organização do Comitê de Solidariedade a Cesare Battisti, representantes de movimentos sociais e intelectuais se reuniram hoje (26) para pedir a liberdade do ex-ativista italiano. No auditório da faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no centro da capital paulista, os participantes fizeram exposições sobre a situação de Battisti e o contexto histórico e político envolvendo o caso.

 

Ex-integrante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), Battisti foi condenado por participação em quatro homicídios na Itália. No entanto, ele nega a participação nos assassinatos e pede abrigo ao governo brasileiro. O governo italiano quer a sua extradição por considerar que os crimes praticado por eles são comuns, e não políticos.

 

No último dia 31,com base em um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu pela permanência de Battisti no país. A Itália, no entanto, tem pressionado o Brasil para que reveja a decisão.

 

Segundo Paique Duques, um dos membros do comitê em defesa do ex-ativista, o ato de hoje faz parte de uma série de manifestações que ocorrerão em todo o país. Na próxima sexta-feira (28), está marcado um protesto em frente ao consulado italiano em São Paulo.