Apuração dos votos para governador foi encerrada no DF e em 18 estados

04/10/2010 - 0h31

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dezoito estados e o Distrito Federal (DF) já encerraram a apuração dos votos para governador. O DF foi a primeira unidade de Federação a concluir a apuração, quatro horas após o fim da votação. Também já encerraram a apuração o Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, o Paraná, a Paraíba, o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, o Tocantins, o Rio Grande do Norte, Alagoas, o Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Rondônia.

O Espírito Santo foi o primeiro estado a conhecer seu novo governador: Renato Casagrande (PSB), atualmente ocupando uma vaga no Senado. Mato Grosso do Sul reelegeu o atual governador André Puccinelli, do PMDB. No Paraná, Beto Richa (PSDB) foi eleito com 52,44% dos votos válidos.

O ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) assumirá o governo do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM) foi eleito governador do estado. No estado do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) foi eleito com 50,52% dos votos válidos.

Em oito estados e no Distrito Federal, a corrida pelo governo vai ser decidida no segundo turno. No Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) e Weslian Roriz (PSC) estão na disputa. Em Goiás, os candidatos são: Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB). Na Paraíba, a disputa ficou entre Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB).

Em Alagoas, disputarão Teotônio Vilela (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT). O segundo turno em Rondônia terá Confucio Moura (PMDB) e João Cahulla (PPS). E no Amapá, a disputa ficará com Lucas Barreto (PTB) e Camilo Capiberibe (PSB).

Os estados que ainda estão com a apuração não concluída, mas que já têm o segundo turno definido são o Pará e o Piauí. No Pará, Ana Júlia Carepa (PT) conseguiu continuar na disputa com Simão Jatene (PSDB). E no Piauí, Silvio Mendes (PSDB) vai concorrer com Wilson Martins (PSB).

Edição: Nádia Franco//A matéria atualizada à 2h28