Moradores de comunidade no Rio fazem protesto contra remoção por causa de Olimpíadas

20/05/2010 - 19h59

Vitor Abdala

Repórter da Agência Brasil

 

 

Rio de Janeiro - Um grupo de moradores da comunidade de Vila Autódromo, na zona oeste do Rio de Janeiro, fez hoje (20) um protesto contra a remoção das mais de 600 famílias da área, prevista pelo projeto dos Jogos Olímpicos de 2016. A Vila Autódromo fica perto do local onde estarão localizadas as principais instalações das Olimpíadas que acontecerão daqui a seis anos, na cidade do Rio.

A professora Inalva Mendes Brito, que mora na comunidade há 35 anos, participou do protesto, em frente ao Hotel Sheraton, na Barra da Tijuca, onde acontecia uma coletiva de imprensa do Comitê Olímpico Internacional (COI).

“A gente não quer remoção. Remoção é coisa do passado. A comunidade não aceita ser removida um metro sequer do seu espaço. Ela tem uma história ali de honra, de valor. Estamos ali, habitando aquele lugar há mais de 40 anos”, disse a professora.

O defensor público do estado Alexandre Mendes, que estava no protesto em apoio aos moradores, disse que encaminharia uma carta da comunidade e uma notificação da Defensoria Pública para o Comitê Olímpico Internacional (COI) e para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“O motivo da carta e da notificação é mostrar que não existe razoabilidade do ponto de vista jurídico e social em se retirar uma comunidade que está ali há 40 anos para realizar uma Olimpíada que vai durar 15 ou 20 dias. Existem formas de se compatibilizar o direito à moradia, que é garantido pela Constituição, com a realização dos Jogos”, disse Mendes.

Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, a prefeitura já entrou em contato com os moradores e pretende fazer o reassentamento da comunidade, uma vez que o projeto olímpico prevê a utilização da área onde se localiza a Vila Autódromo.

 

 

Edição: Lílian Beraldo