Lula diz que sucessor estará "moralmente obrigado" a fazer mais pela educação

06/04/2010 - 22h01

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (6), ao participar da cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que o seu sucessor estará “moralmente obrigado” a fazer mais do que ele fez na área de educação do país.

 

Lula disse que ao terminar seu governo, terá construído 105 extensões universitárias espalhadas pelo interior do país, além de 14 novas universidades e 214 escolas técnicas a mais do que encontrou ao assumir o governo, há oito anos.

 

“Em um século foram feitas 140 [escolas técnicas] e em oito anos nós vamos entregar 214. Quem vier depois de mim está moralmente obrigado a fazer mais do que eu. Não é possível que, ganhando as eleições deste país, alguém que tenha um diploma universitário vá fazer menos do que alguém que tem um diploma de torneiro mecânico”.

 

Lula disse que o Brasil não quer mais ser apenas um país exportador de café, de soja e de minério. “Nós queremos continuar exportando, mas o que vai colocar valor em nossas exportações, é quando começarmos a extrair os produtos resultantes da inteligência de vocês”, disse para os 2 mil medalhistas de ouro, prata e bronze, vencedores da 5ª Olimpíada de Matemáticas presentes ao auditório da Escola Naval, no Rio de Janeiro.

 

Lula também homenageou o estudante Ricardo Oliveira da Silva. O rapaz é considerado um dos símbolos da Olimpíada de Matemática. Ricardo, que é cadeirante, tinha que andar quilômetros em um carrinho de mão empurrado pelo pai para poder estudar.

 

Hoje vencedor da medalha de ouro pela quarta vez, Ricardo, contratado pelo governo do Ceará, faz palestras nas escolas públicas do estado. “O impossível não existe. E o autor da frase”, disse o presidente, “é o jovem Ricardo, um dos símbolos dessas olimpíadas. Ele tinha tudo para desistir e hoje é treta medalhista das olimpíadas”.

 

 

 

Edição: Aécio Amado