Número de mortes no Rio de Janeiro já chega a 96

06/04/2010 - 23h26

Riomar Trindade
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A maior catástrofe dos últimos anos deixou até hoje (6) à noite um saldo de 96 mortos e 102 feridos em todo o estado, de acordo com o último balanço da Defesa Civil Estadual. Somente na capital morreram 35 pessoas, a maioria soterrada devido a deslizamentos de terra das encostas de morros, e do outro lado da Baía de Guanabara, Niterói contabiliza 48 vítimas fatais. Juntas, as duas cidades respondem por 83 mortes, ou seja, mais de 86% do total.

O temporal foi um dos maiores da história do Rio e, além das mortes, provocou transtornos e estragos na capital fluminense. A chuva diminuiu de intensidade, porém persiste. O governador Sérgio Cabral (PMDB) decretou luto oficial de três dias em homenagem aos mortos na catástrofe. E a expectativa é de que o Diário Oficial de amanhã (7) publique decretos declarando estado de emergência em todo o estado ou, pelo menos, nos municípios mais atingidos pelas chuvas.

O comércio espera pelo retorno de seus empregados ao trabalho nesta quarta-feira para voltar a operar, mas as escolas públicas e privadas não terão aulas amanhã, dia 7.


Edição: Rivadavia Severo