Indústria comemora Dia Mundial do Pão distribuindo sanduíches na Praça da Sé

16/10/2009 - 16h39

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O Dia Mundial do Pão,comemorado hoje (16), levou o Sindicato da Indústria de Panificaçãoe Confeitaria de São Paulo (Sindipan-SP) a montar uma padaria emplena Praça da Sé. Na manifestação, foram distribuídosgratuitamente sanduíches, que consumiram 50 mil pãezinhos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria daPanificação e Confeitaria (Abip), nos últimos nove anos, o consumode pães no país cresceu 27%, passando de 26 quilos para 33,5 quilosanuais por pessoa. Ainda assim, o consumo é quase a metade dorecomendado pela Organização das Nações Unidas para a Agriculturae a Alimentação (FAO).Para o presidente da Abip, Alexandre Pereira, essaevolução justifica-se mais pela diversidade do tipo de produto quehoje é oferecido no comércio do que, simplesmente, por um aumentoda renda da população. “O pãozinho francês ainda é nossocarro-chefe, mas o que ajudou a impulsionar as vendas foi a variedadede opções, com itens voltados para quem faz dieta, para hipertensosou para quem sofre de diabetes, e mesmo pães enriquecidos comcálcio, para crianças.”O fato de o consumo per capita brasileiroser inferior ao da Argentina, cuja média anual é de 70 quilos, doChile (90 quilos) e de países europeus (60 quilos) é uma questãocultural, disse Pereira. Para este ano, ele espera crescimento de 13%no faturamento, com a movimentação de cerca de R$ 50 bilhões, oque mostra melhora no ritmo, já que, em 2008, o setor cresceu 11%.Para 2010, a expectativa também é manter essa evolução, mas ospercentuais ainda não foram cuja calculados.De acordo com Pereira, “o setor passou ao largoda crise [financeira]”, já que a condição econômica doBrasil permitiu que se contornassem os efeitos negativos. Ele disseque a oferta de trigo está regularizada. Apesar de o país dependerda importações da metade do consumo anual desse grão, que atinge10 milhões de toneladas, o fornecimento, conforme explicou, está emdia, sendo ainda favorecido pela estabilidade na cotação do dólar.Para o empresário, o que tem ajudado a dinamizaros negócios é o novo conceito de gestão. “Cada vez mais ospontos de venda vêm se tornando verdadeiros espaços-gourmet”,disse ele, referindo-se às padarias onde os fregueses encontram,além dos pães, pizzas e serviços de café e chá, além derefeições como almoço e jantar. No país todo, existem 64 mil padarias. No anopassado, o número de clientes cresceu 11% com o movimento de 40,4milhões de pessoas.