Transpetro recebe em 2010 os primeiros quatro navios de programa de modernização de frota

22/08/2009 - 17h05

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A partir de 2010, a Transpetro – subsidiária da Petrobras para a área de logística – começará a receber os primeiros quatro petroleiros de um total de 49 embarcações que serão adquiridas por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).De acordo com o presidente da empresa, Sérgio Machado, o primeiro dos quatro navios será entregue em janeiro. Três deles terão capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo. O Promef ébaseado em três pilares: que os petroleiros encomendados pelaTranspetro sejam construídos no Brasil, que tenham 70% denacionalização e que, após a chamada “curva deaprendizado” a indústria naval brasileira venha a tercompetitividade em nível mundial. Na avaliação do presidente da Transpetro, o programa vai ajudar a indústrianaval brasileira e irá gerar emprego e renda para apopulação do país. “Com o Promef, e oconsequente crescimento da indústria naval brasileira, o país estáenfrentando o desafio de mudar a sua matriz de transporte, hoje muitoconcentrada no modal rodoviária, com mais de 60% de participação. Istofaz com o nosso custo de logística represente quase 16% do PIB [Produto Interno Bruto], contra8% dos Estados Unidos, por exemplo”, disse Machado.OPrograma de Modernização da Frota envolve em sua primeira fase aconstrução de 26 navios. Entre as embarcações que já foram solicitadas, 15 serão entregues pelo Estaleiro Atlântico Sul (PE) e quatro pelo Estaleiro Eisa (RJ).O investimento total previstonesta fase é de cerca de US$ 2,5 bilhões, com geração de 22 milempregos diretos. O financiamento do programa égarantido pelo Fundo de Marinha Mercante (FMM), operado pelo BancoNacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).Sérgio Machado lembra que aentrega do último navio de grande no país ocorreu há20 anos – o Livramento em 1996. “Enquanto o mundo deslanchava,com a Coréia passando a ser o primeiro fabricante de navio domundo, o Brasil estagnava. Embora tivéssemos dois componentesimportantes: aço e a mão de obra. A soluçãoera investir em novos estaleiros e na modernização paradar produtividade à indústria nacional.”