Tecnologias educacionais implantadas em municípios aceleram melhoria do ensino

29/04/2009 - 17h06

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma pesquisa realizadaem 947 municípios que adotaram os programas educacionais doInstituto Ayrton Senna (IAS) nasescolas públicas mostram um incremento de váriosindicadores de qualidade de educação. As redes que usaram astecnologias educacionais desenvolvidas pela entidade tiveram umcrescimento seis vezes maior da taxa de aprovação doque o restante do país. A velocidade de reduçãodas taxas de abandono é duas vezes maior, bem como a distorçãoidade-série. Para avaliar os resultados foram considerados os municípios que implementaramessas tecnologias entre 1999 a 2005, comparados com indicadores decidades com perfil socioeconômico semelhante. A pesquisa foirealizada pelo economista Ricardo Paes de Barros. Os programascriados pelo IAS são o AceleraBrasil, para correção da distorçãoidade-série, o Se Liga!, de alfabetização paraalunos com defasagem de aprendizagem, o Gestão Nota 10, queatua nas gestão e política educacional da rede e oCircuito Campeão, que trabalha com políticas dealfabetização e acompanhamento da aprendizagem noscinco primeiros anos do ensino fundamental. A presidente do IAS,Viviane Senna, disse hoje durante a apresentação da pesquisa, em Brasília, que a organização trabalha como um centro de produçãode conhecimento. “Nós temos vírus que atacam odesenvolvimento da criança, um deles é o da máqualidade do ensino. Nós desenvolvemos fórmulas paraatacar esse problema”, comparou. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o governo está estudando os meiosnecessários para “comprar” as tecnologias desenvolvidaspelo IAS e aplicá-las em municípios com baixosresultados no Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (Ideb). “Seguramente um terço dos brasileirostem acesso à educação de qualidade, em outroterço a qualidade está sendo resgatada. Mas háainda um estrato que mal se alfabetizam. O desafio é conseguira eqüidade de oportunidades”, avaliou.Viviane atribui osucesso dos programas ao monitoramento constantes das ações.Os programas do instituto possuem um sistema de monitoramento dasatividades em cada escola. “O DNA dos programas está nagestão, ter metas para serem atingidas e um gerenciamento doprojeto no decorrer do caminho. O sistema tem todos os indicadoressemanais, quinzenais e mensais de funcionamento das crianças edos professores. Você sabe quantas lições de casaa criança fez, quantas faltas ela teve. São indicadoresde desempenho que você precisa garantir para criançachegar no final do ano e ter aprendido.” Os programas do IAS temum custo por aluno mensal de R$ 8,00. Além de municípios,hoje oito estados adotam os programas nas suas redes (Pernambuco,Tocantins, Paraíba, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Sul,Distrito Federal, Roraima). Segundo Paes de Barros, os resultados sãootimizados quando a adesão vem da rede estadual.