Quebra de safra de países exportadores pode favorecer o açúcar brasileiro

29/04/2009 - 17h25

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A quebra de safra da Índia ede outros países exportadores de açúcar deveaumentar os preços do produto e proporcionar a abertura denovos mercados para as exportações brasileiras. Aavaliação é da União da Indústriade Cana-de-Açúcar (Unica), que apresentou hoje (29) asestimativas para a safra 2009/10.

Por causa desse quadro favorável,as usinas devem aumentar o percentual de matéria-primadestinada à produção de açúcarnesta safra, chegando a 42,1%, contra 39,5% da safra 2008/09.

Para o diretor-técnico daUnica, Antonio de Pádua, os rendimentos com o açúcarpodem compensar os valores baixos pagos pelo etanol. “É oproduto que vai trazer o nível de recuperação aatividade e que vai fazer o equilíbrio das empresas quetiverem o mix de produção mais favorávelao açúcar”, disse.

O presidente da Unica, Marcos Jank,disse que o álcool tem apresentado lucros insatisfatóriosem função do congelamento do preço da gasolinanos últimos quatro anos. A tendência de baixo rendimentodesacelerou o crescimento do setor.

O setor aposta nos 2,3 milhõesde novos carros flex que deverão ser vendidos este anopara expandir o mercado interno. As vendas previstas representam umaumento de quase 30% na atual frota de veículos que aceitamálcool e gasolina como combustível.

Marcus Jank afirmou ainda que, nocontexto das exportações, existe grande expectativaquanto a redução das barreiras para o etanol brasileironos Estados Unidos. “O mercado norte-americano é um mercadode volume, mas ainda depende da redução tarifária.Vamos concentrar nossas ações na abertura do mercadoamericano”.