Ministro da Justiça particpa da abertura de encontro de juízes criminais

28/04/2009 - 0h29

Da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, participou hoje (27) da abertura do 1º Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (Fonacrim), em Brasília. Na cerimônia estavam presentes o presidente da Associação dos Juizes Federais (Ajufe) Fernando Cesar de Mattos, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco César Asfor Rocha e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Brito.

Para Genro, a iniciativa do encontro é necessária para o desenvolvimento não só da área criminal, mas também da democracia brasileira. "O encontro entre os magistrados favorece à consolidação da democracia em nosso país de forma substantiva. Precisamos prestigiar radicalmente a construção de uma República moderna, democrática e que transite cada vez mais rápida”, disse.

O presidente do STJ acredita que a importância do fórum está na apresentação de trabalhos de juízes que são esquecidos pela Justiça. "A postura da Justiça Federal omite a atuação dos magistrados da área criminal, que combatem o crime organizado e outros crimes que eram desconhecidos até a atuação desses juízes", afirmou Rocha.

Até a próxima quarta-feira (27), juízes de todo o país vão debater questões relevantes e atuais sobre a atuação dos magistrados nas questões de âmbito criminal, tais como prisões temporárias e preventivas, interceptação telefônica e reforma do Código Penal.