Casos suspeitos de gripe suína na Austrália sobem para 40

28/04/2009 - 9h21

Da Agência Brasil

Brasília - Asautoridades de saúde australianas afirmaram hoje (28) que onúmero de potenciais casos de gripe suína no paísaumentou de 17 para 40. De acordo com a ministra da Saúde,Nicola Roxon, os resultados dos exames realizados em todos os casos suspeitos da doença serão divulgados nos próximosdias. As informações são da agênciaportuguesa Lusa.

Cincopessoas – entre elas, crianças – estão sendomonitoradas no estado de Nova Gales do Sul. Outros cinco casossuspeitos foram detectados em Nova Gales, Sidney, dez em Queensland, 12 no leste da Austráliado Sul e três na Austrália Ocidental.

Duasmulheres que ficaram doentes durante um vôo entre Los Angeles,nos Estados Unidos, e Brisbane, na Austrália, receberam oantiviral Tamiflu e já voltaram para casa, enquanto aguardam oresultado dos exames.

OMinistério dos Negócios Estrangeiros do paísdesaconselhou “fortemente” que australianos se desloquem parapaíses atingidos pela gripe suína e recomendou oregresso dos que já se encontram nesses países.

Apartir de hoje, os comandantes de aviões que partiram doMéxico e da América do Norte rumo à Austráliadevem fazer um relatório da situação de saúdedos passageiros antes de pousar. Qualquer passageiro que apresentesintomas gripais permanecerá em quarentena.