Representante da ONU inclui Brasil entre os grandes líderes da luta contra a aids

26/03/2009 - 16h48

Da Agência Brasil

Brasília - Osubsecretário da Organização das NaçõesUnidas (ONU), Michel Sidibé, afirmou hoje (26) que o Brasil éum dos grandes líderes no combate ao HIV/Aids e que essa lutadeve continuar, mesmo com a crise econômica mundial.Sidibé,que é diretor executivo do Programa Conjunto das NaçõesUnidas sobre HIV/Aids (Unaids) reuniu-se com parlamentares hoje, naCâmara dos Deputados, para discutir o acesso universal àprevenção e tratamento da aids.

Paraele, o Brasil faz um bom trabalho ao oferecer tratamentos e serviçospúblicos de saúde na prevenção contra ovírus e a doença, mas o assunto precisa estar na pautado presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião doG20 (grupo dos países em desenvolvimento), em Londres, nopróximo dia 2.

Naopinião do representante da ONU, durante a reunião doG-20, a discussão do tema não pode ficar “desfocada”por causa da atual conjuntura econômica internacional. “OBrasil deve, nesse cenário de crise global, continuar sendo olíder dos pobres”, disse Michel Sidibé.Deacordo com Sidibé, o Brasil pode ajudar a realizar o objetivoda Unaids no momento, que é, por meio de investimentos e dedebates públicos, atingir uma parcela da sociedade que hojetem menos acesso aos programas de prevenção ao vírusHIV, como os presidiários, os usuários de drogas e aspessoas que vivem da prostituição.

Eleacredita que, com isso, haverá uma significativa reduçãodos casos de infecção e morte decorrentes do vírus.“Se todos nós trabalhássemos juntos, seríamoscapazes, mesmo antes de 2010, de evitar em torno de 2,6 milhõesde infecções no mundo. Seriamos capazes de evitar 1,3milhão de mortes. Acredito que o momento é agora”,afirmou.Segundo a Unaids, cerca de US$ 10 bilhões jáforam gastos com a prevenção e o tratamento da aids nospaíses desenvolvidos. Desse total, US$ 4 bilhões foramdestinados à prevenção do HIV. Entretanto, oUnaids programa estima que esses valores devem pelo menos dobrar paraque o acesso universal à prevenção do vírusseja alcançado.