Escolas técnicas estimulam os jovens a ter uma profissão, diz Lula

09/03/2009 - 7h58

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (9) que osinvestimentos no ensino técnico estimulam os jovens a ter umaprofissão. Ao comentar a inauguração de trêsescolas profissionalizantes no Rio de Janeiro e quatro no EspíritoSanto, na semana passada, ele reforçou que mais 92 unidades devem serentregues até o final deste ano.

Duranteparticipação no programa Café com oPresidente, o ministro da Educação, FernandoHaddad, lembrou que em 2009 é comemorado o centenárioda Rede Federal de Educação Profissional. De 1909 atépouco antes do início do primeiro mandato de Lula, foram criadas 140escolas técnicas. A expectativa do atual governo é, emoito anos, entregar 214. “Vamos fazer, em oito anos, uma vez e meiao que foi feito ao longo de praticamente 100 anos de históriada rede federal”, disse Haddad.

ParaLula, a expansão do ensino profissionalizante é uma forma de manter o jovem no interior, porque ele não precisará se deslocar para ascapitais na tentativa de conseguir um diploma, além decontribuir para a qualificação da mão-de-obra. “Um jovem que entra em uma escola e aprende umaprofissão tem possibilidade de ter um emprego em qualquerlugar do país”, afirmou o presidente.