Especialistas alertam fumantes ativos e passivos no Dia Mundial Sem Tabaco

31/05/2007 - 20h30

Aline Bravim
Da Agência Brasil
Brasília - No Dia Mundial Sem Tabaco, médicos e especialistas alertaram hoje (31) os fumantes passivos e ativos. Em entrevista à Rádio Nacional AM, o cirurgião Alexandre Bezerra dos Santos, especialista do Instituto de Controle do Câncer, informou que os riscos de a doença afetar os fumantes não estão só no pulmão.

"As pessoas falam muito do câncer no pulmão, mas esquecem que o cigarro causa tumores malignos também na boca e na laringe, por exemplo", alertou, após lembrar que os fumantes podem desenvolver lesões, como aftas, e nesses casos a recomendação é procurar um especialista.

Santos informou que os tumores causados pelo consumo do cigarro podem ser revertidos, dependendo do grau em que estiverem e do diagnóstico. E disse que mesmo as pessoas que fumam sem tragar estão sujeitas às conseqüências do hábito. O tratamento do câncer, segundo o especialista, é cirúrgico, podendo ser acompanhado por quimioterapia e radioterapia.

Os tumores na região da cabeça e do pescoço, explicou são mais comuns entre homens e os da faixa dos 40 aos 60 anos, “apesar de as mulheres terem começado a fumar mais nas últimas décadas". O médico comentou ainda que o fumante ativo, além de fazer mal a si mesmo, causa males aos passivos.

Mais informações sobre os prejuízos causados pelo tabagismo podem ser encontradas no endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Controle de Câncer: www.ibcc.org.br.