Unafisco lança página na internet para cálculo da defasagem na tabela do Imposto de Renda

18/04/2006 - 17h49

Brasília, 18/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco Sindical) lançou hoje (18) uma página na internet onde o contribuinte pode calcular quanto paga a mais de Imposto de Renda. O sindicado defende que as três correções feitas até agora são insuficientes e não correspondem à inflação desde 1996.

O site www.correcaodatabela.com.br entrou em funcionamento ao meio-dia e até as 17 horas já havia sido procurado por 200 pessoas. Nele, um programa calcula a perda a partir dos dados fornecidos pelo contribuinte e da inflação acumulada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado), utilizado pelo governo para o cálculo da inflação. O programa desconta as correções já feitas.

A tabela do Imposto de Renda deixou de ser corrigida anualmente em 1996. Houve atualização em 2002, de 17,5%, e em 2005, de 10%. Neste ano, ainda tramita no Senado a Medida Provisória 281, de fevereiro, que reajustou a tabela em 8%. De acordo com os cálculos do Unafisco, mesmo com esses reajustes, existe uma defasem de 46,84%.

"Queremos conscientizar o contribuinte e despertar nele o sentimento de indignação", informou o presidente do sindicato, Carlos André Nogueira, sobre a criação da página. Ele disse esperar que a partir da constatação de que está pagando demais, a população reaja e se mobilize. Quem acessa a página é incentivado a escrever mensagens.

"A partir do momento em que as pessoas percebam o tamanho da perda, temos certeza de que elas vão protestar. É uma maneira de sensibilizar os senadores para que peçam um reajuste maior", acrescentou Nogueira.