Governo inicia relação ''qualitativamente'' nova com a OAB, afirma Tarso Genro

18/04/2006 - 15h05

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou, há pouco, que o governo começou hoje uma relação "qualitativamente" nova com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Tarso fez a declaração após audiência concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, no Palácio do Planalto. O ministro também participou da audiência.

O presidente da OAB veio ao Palácio do Planalto para convidar o presidente Lula a comparecer ao 50° Congresso da União Internacional dos Advogados (UIA), marcado para novembro, em Salvador.

Segundo o ministro, a audiência, que era para ser de 15 minutos, demorou mais que o previsto, durando mais de uma hora. Tarso Genro disse que, na conversa, Lula e Busato abordaram os mais variados assuntos. "Conversaram sobre as questões políticas do país e sobre os vários projetos de reformas institucionais que a Ordem patrocina", afirmou o ministro.

Ele destacou que o governo está à disposição da Ordem para que ela cumpra bem a sua missão. Sobre a postura "crítica" da OAB tem em relação ao governo, Tarso disse que faz parte da história democrática da entidade. "O governo tem absoluta convicção de que esse relacionamento institucional é um relacionamento de interesse público, em benefício do país", ressaltou.

O ministro acrescentou que a coordenação política do governo, que, segundo ele, tem a missão de estabelecer relações institucionais, está à disposição da OAB. "Estamos à disposição da OAB para colaborar com seu trabalho e com o papel com que a Ordem tem cumprido na história do país em defesa das instituições, do estado democrático de direito e dos interesses majoritários de uma sociedade livre, aberta democrática, como está na sua história", concluiu.