Sem-terrinhas vão abrir Fórum Social Brasileiro

17/04/2006 - 18h07

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – A marcha, que vai abrir esta semana o II Fórum Social Brasileiro, será puxada por uma comitiva de frente formada pelas Crianças Sem Terrinha. Entre os dias 20 e 23 deste mês, o encontro vai realizar cerca de 300 atividades, na Universidade Federal de Pernambuco.

O Fórum vai reunir representantes de partidos políticos, poder público, organizações não governamentais, professores, estudantes, entidades de direitos humanos e movimentos sociais. A Secretaria Geral da Presidência confirmou a presença de representantes dos ministérios do Trabalho, da Saúde e do Meio Ambiente, e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Os representantes das mais de 500 organizações inscritas irão debater alternativas para estimular a cooperação e o diálogo entre o poder público e as diferentes redes da sociedade civil, visando a construção de projetos que promovam a justiça social, igualdade, o desenvolvimento sustentável e a soberania dos povos.

O lema central deste Fórum é "Caminhos para outro mundo possível". Estão previstos na programação temas como as reformas política, agrária e urbana, relações entre movimentos sociais, partidos e governos, projetos de integração regional, a democratização da comunicação, o desafio da educação popular e a violação dos direitos humanos. As atividades nas áreas de comunicação e cultura estarão abertas ao público geral.

Entre as atividades culturais estão shows e performances de mais de 25 grupos artísticos, com apresentações que vão de música contemporânea às danças tradicionais de diferentes regiões brasileiras.