Advogado de caseiro pede à Caixa R$ 17,5 milhões de indenização por danos morais

17/04/2006 - 17h55

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O advogado Wlicio Chaveiro Nascimento, que representa o caseiro Francenildo dos Santos Costa, entrou na Justiça Federal hoje (17) com um processo de danos morais contra a Caixa Econômica Federal. Ele pede uma indenização no valor de R$ 17,5 milhões por causa da quebra do sigilo bancário do seu cliente. Costa é ex-caseiro do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

O advogado alega que depois que seu cliente teve o sigilo bancário quebrado e o extrato bancário divulgado na imprensa, esse ato deixou Costa em "situação extremamente constrangedora e vexatória. Inclusive, sendo obrigado a revelar questões de ordem estritamente particular, como a condição de filho concebido de forma extraconjugal", afirma Nascimento em seu parecer.

O advogado também diz no parecer que o direito à individualidade e a imagem moral de seu cliente foram violados, direitos esses garantidos pela Constituição. Por isso, ele baseou o pedido no lucro que o banco obteve no último ano e também no valor gasto pela Caixa Econômica Federal em publicidade para manter uma boa imagem perante a sociedade.