Especial 10 - Serviço de abastecimento garante que água de cidade do MT não está contaminada

14/04/2006 - 10h28

Paulo Machado
Enviado especial

Lucas do Rio Verde (MT) – Para o diretor do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) do município de Lucas do Rio Verde, Daltro Sergio Filho, a água fornecida para a população não está contaminada, mesmo após a pulverização de agrotóxico sobre a área urbana da cidade no início de março. "Ela é de ótima qualidade. Fazemos testes diariamente conforme determina a portaria n. 518 do Ministério da Saúde. A nossa água é captada em oito poços profundos, poços artesianos", informou.

Os testes realizados diariamente pelo serviço de abastecimento de água da cidade são exames bacteriológicos que verificam a presença de germes e bactérias na água. Mas, segundo o doutor Wanderley Antonio Pignati, mestre em saúde pública da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), esse tipo de exame não consegue detectar a presença de resíduos químicos na água. Segundo ele, existem pesquisas que comprovam a presença de resíduos de herbicidas, fungicidas e inseticidas em poços artesianos com 100, 150 ou até 200 metros de profundidade.

"Tudo depende do tipo de solo, há solos mais e outros menos permeáveis à infiltração da água das chuvas, depende também da época do ano. No período chuvoso os resíduos são levados com mais rapidez para o lençol de água", informou o especialista da UFMT

Segundo Daltro Sergio Filho, periodicamente o município manda realizar o teste de resíduos químicos em laboratório particular: o Lacem. "Até o presente momento não tivemos notificação de nenhum resíduo químico na água que fornecemos", garante.