Área urbanizada do Brasil não chega a 0,5% do território nacional, revela Embrapa

14/04/2006 - 9h53

Milena Assis
Da Agência Brasil

Brasília – A área urbanizada no Brasil - ou seja, ocupada por habitantes, com prédios residenciais e comerciais – é de apenas 22 mil quilômetros quadrados, menos de 0,5% do território nacional. A informação faz parte de um levantamento feito por satélites pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O estudo mostra quais são as áreas urbanizadas nos 5.507 mil municípios brasileiros.

Para o responsável pelo projeto, Evaristo Miranda, o estudo revela que a área urbanizada do país é menor do que se estimava. Ele disse que, embora mais de 80% da população brasileira vivam em áreas urbanas, não significa que seja nas cidades. "As pessoas podem estar vivendo em área rural que é considerada área urbana pelos municípios".

Miranda explica que há uma confusão entre o que se entende por áreas urbanas e urbanizadas. "No Brasil se atribuiu o poder de dizer o que é área urbana aos prefeitos. Cada município define o que é área urbana naquele local e normalmente é uma área muito maior do que efetivamente as áreas urbanizadas".

De acordo com Miranda, esses municípios tendem a ampliar a área urbana porque aumenta a arrecadação de Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana (IPTU), além de ajudar no mercado imobiliário. Ele ressalta que 99% do território brasileiro são rurais. "O tamanho do rural no Brasil é muito maior do que muita gente imagina", acrescenta.

Evaristo Miranda disse que a região sudeste tem os maiores índices de urbanização e, mesmo no campo, é grande o número de construções. No Nordeste, por outro lado, há maior quantidade de habitantes por quilometro quadrado, mas existem grandes espaços vazios, como no sertão, por exemplo. O Centro-Oeste é a região com a melhor distribuição de habitantes entre o campo e as cidades.