Reajuste de 5% agrada a representantes de aposentados e pensionistas

07/04/2006 - 19h42

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As entidades representativas dos aposentados e pensionistas comemoraram o reajuste de 5% sobre as aposentadorias e pensões, a partir deste mês. O anúncio do reajuste foi feito hoje (7) pelo governo federal.

O representante do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, João Batista Inocentini, que participou das negociações junto ao governo, disse que o aumento concedido é "satisfatório", já que, junto com ele, foram anunciadas outras medidas que também vão beneficiar a categoria.

"O dia de hoje é muito importante para nós, pois há anos não tínhamos um aumento real do valor de nosso benefício. Para nós, é um grande passo", disse Inocentini. Os 5% concedidos hoje pelo governo representam aumento real (acima da inflação) de 1,5%. Inocentini elogiou também o espaço aberto pelo governo para tratar dos problemas da categoria. "Nunca, na história do país, tivermos tanto espaço para discutir nossas questões", afirmou.

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas, Wilson Roberto Ribeiro, também mostrou satisfação com o reajuste de 5% sobre as aposentadorias e pensões. "O reajuste é pouco, mas o debate é longo. E nós vamos debater e discutir melhores condições de vida para nós, aposentados, e para nós, idosos".

Ribeiro comentou ainda o anúncio de que o programa Farmácia Popular será estendido às entidades representativas de aposentados e pensionistas: "Com essa medida, vai sobrar mais dinheiro para as nossas outras necessidades". Com a extensão do programa Farmácia Popular às entidades representanttivas de aposentados e pensionistas, um número maior de idosos será beneficiado com descontos sobre medicamentos.