Conflito entre polícia e manifestantes deixa feridos em Belo Horizonte

03/04/2006 - 13h58

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Belo Horizonte – Movimentos sociais contrários às ações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entraram em confronto com a Polícia Militar da capital mineira hoje (03). Pelo menos três manifestantes ficaram feridos e dois foram presos.

O conflito começou quando representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que há três dias estão acampados na cidade para uma assembléia foram impedidos pela polícia de marchar até o Palácio das Artes, onde acontece a reunião de abertura do BID.

Os manifestantes então invadiram a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), destruíram o mobiliário e quebraram computadores. Houve confronto com a polícia. Em outro ponto da cidade, na Praça Sete, militantes de outros movimentos também foram impedidos de caminhar. A polícia disparou balas de borracha e os manifestantes revidaram com pedaços de madeira. Dois deles foram presos e dois policiais e um cinegrafista local ficaram feridos.

Juarez Gomes, da Liga Operária de MG, disse que houve excessos: "A PM entrou com o choque, batendo em todo mundo, dando tiro, ferindo todo mundo, dando rajadas de balas de borracha".

Os centenas de manifestantes da Praça Sete receberam o apoio de mais um grupo e decidiram seguir adiante, mas foram contidos pelo choque da PM e a Cavalaria. Houve dispersão, mas os manifestantes prometeram se reunir ainda hoje e seguir por outro caminho.