Comunidade quilombola no Paraná instala biblioteca rural

03/04/2006 - 11h54

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Começa a funcionar hoje (3), na comunidade quilombola de João Sura, em Adrianópolis (PR), a biblioteca rural do programa Arca das Letras, a segunda a ser instalada no Paraná. A primeira, na comunidade Contestado, foi inaugurada na semana passada.

Criado em 2003, a Arca das Letras é um projeto coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instalada na casa de um morador ou associação rural, cada biblioteca possui cerca de 230 livros nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, agricultura, cidadania, incluindo assuntos indicados pelas próprias comunidades.

Em João Sura, os moradores Cassiane Aparecida e Mauro Lima receberam treinamento e serão agentes de leitura, ficando responsáveis pelos empréstimos dos livros e também em incentivar o hábito da leitura na comunidade formada por 40 famílias.

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Denardi, conta que a implantação das bibliotecas no estado foi possível por meio de um trabalho em parceria. Nesta primeira fase, a Eletrosul instalará 125 unidades.

A meta é chegar a 150 unidades até o final do ano, todas instaladas em comunidades isoladas, onde não existem bibliotecas públicas e é difícil o acesso à informação.

Dados da Secretaria de Reordenamento Agrário indicam que já foram distribuídos em todo o país 368 mil livros. O programa Arca das Letras conta com a colaboração de 3,1 mil voluntários, atuando como agentes de leitura.

Existem 1,4 mil unidades de biblioteca rural em assentamentos e comunidades de agricultura familiar de 332 municípios de 17 estados brasileiros.