Comitê Codex de Resíduos de Pesticidas se reúne em Fortaleza

03/04/2006 - 6h27

Brasília - Representantes de 158 países estarão em Fortaleza, de hoje (3) até o próximo sábado (8), para participar da 38ª reunião do Comitê Codex de Resíduos de Pesticidas (CCPR). A entidade, que delibera sobre o Codex Alimentarius, é o fórum permanente do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O objetivo é proteger a saúde da população, assegurando práticas eqüitativas no comércio regional e internacional de produtos alimentícios. Esta será a primeira vez que um país latino- americano promove reunião internacional para discutir os limites máximos de resíduos de agrotóxicos em alimentos.

A função do comitê é estabelecer a quantidade segura de agrotóxicos nos alimentos e rações e criar diretrizes e parâmetros para o comércio entre os países, visando à segurança alimentar. Cerca de 170 países participam do colegiado.

Na reunião em Fortaleza, o comitê fará uma avaliação dos ingredientes ativos dos agrotóxicos e o levantamento de dados sobre a diversidade das dietas dos países, além de definir o limite máximo de resíduos nos 420 produtos brasileiros presentes no Codex. As decisões deverão ser tomadas por consenso, por cerca de 400 participantes.

Participam da abertura do encontro, às 9 horas, no Hotel Vila Gale Resort, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, e o presidente do CCPR, o holandês Hans Jeuring.