BID vai fazer empréstimo em reais pela primeira vez

03/04/2006 - 20h52

Cristiane Ribeiro
Enviada especial

Belo Horizonte (MG) – Pela primeira vez, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai fazer empréstimos cujos pagamentos serão feitos em moeda local. A novidade retira o risco de valorização do dólar, que aumentaria o custo do empréstimo. A novidade está no protocolo de intenções assinado entre BID e governo brasileiro para o programa Procidades, que vai financiar projetos de infra-estrutura em municípios.

O documento foi assinado hoje (03), na capital mineira, entre o presidente do BID, Luis Alberto Moreno e o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo. O programa tem uma linha de crédito no valor de US$ 450 milhões para financiar projetos de desenvolvimento urbano integrado, transporte, sistema viário, saneamento, desenvolvimento social e gestão ambiental em municípios com até 200 mil habitantes. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população nas cidades de pequeno e médio portes. Inicialmente, 30 cidades serão beneficiadas, entre elas está Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, que participou da solenidade de assinatura do protocolo, disse que 50% do esgoto de sua cidade ainda não são tratados e centenas de ruas não têm pavimentação. A cidade vai receber, segundo ele, US$ 115 milhões em duas etapas.

"Esse problema de saneamento é gravíssimo e não dá para aceitar hoje cuidar de crianças na cidade de Nova Iguaçu brincando no meio de esgoto a céu aberto. São questões básicas que eram para ter sido resolvidas no século passado e esse financiamento do BID é fundamental para isso", afirmou Lidberg Farias.

O ministro Paulo Bernardo disse que os municípios selecionados deverão receber o dinheiro em seis meses e que os recursos iniciais do convênio poderão até aumentar, pois já há um número expressivo de consultas no ministério.