Astronauta brasileiro tem desempenho positivo, dizem organizadores da missão

03/04/2006 - 12h18

Flávio Dieguez
Enviado especial

Moscou (Rússia) - A coordenação da Missão Centenário fez hoje (3) pela manhã um balanço positivo das atividades do astronauta Marcos César Pontes. De acordo com Marta Humann, subgerente da missão para as experiências científicas, Pontes cumpriu o cronograma sem problemas até agora.

Pela manhã, no horário de Brasília, a equipe brasileira esteve reunida com a russa para definir a continuidade do trabalho. De acordo com o grupo, do ponto de vista da saúde, Pontes chegou muito bem fisicamente à ISS.

O astronauta chegou a falar com o médico Luís Cláudio Lutiis, mas teria sido apenas uma conversa de rotina. A Agência Espacial Brasileira (AEB) não divulgou boletim sobre o assunto tratado entre eles.

Desde que chegou à estação, Pontes trabalha em experiências elaboradas por cientistas brasileiros. Uma delas é um estudo que investiga, se no espaço, o feijão brota da mesma maneira que na Terra.

Em outra pesquisa, ele avalia como as plantas produzem clorofila quando estão sem peso, em órbita. Outro estudo testa um mini ar-condicionado para satélites.

Para ganhar tempo nas experiências, o brasileiro chegou a dormir no mesmo compartimento reservado a elas na estação internacional. "Estou dormindo no local de trabalho", brincou Pontes, ontem (2), em sua primeira conversa com Loiva Lopes Calderón, responsável por acompanhar as condições pessoais do astronauta.

A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.