Lula e Alejandro Toledo inauguram ponte de integração no Acre

21/01/2006 - 14h27

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Peru, Alejandro Toledo, participam neste momento da inauguração da ponte que liga Assis Brasil, no Acre, a Iñapari, no Peru. Segundo o presidente Lula, a ponte, com 240 metros de extensão, é um grande passo "para consolidar o caminho brasileiro em direção ao Oceano Pacífico".

A ponte sobre o Rio Acre tem 110 metros de vão livre, com quatro pistas de rolamento e duas passarelas para pedestres. Foram feitos investimentos de cerca de R$ 25 milhões com recursos do governo federal e do governo do Acre.

Segundo o Ministério dos Transportes, a ponte vai trazer mais desenvolvimento às regiões de fronteira do país e novas oportunidades de comércio, além de condições melhores para o escoamento de produtos da Zona Franca de Manaus.

Essa é a segunda ponte inaugurada pelo governo brasileiro no sentido de integrar a América do Sul. A outra liga o Brasil à Bolívia e foi inaugurada em 2004.

Na cerimônia, o presidente regional de Madre de Dios, do Peru, José de La Rosa de Maestro Rios, conduziu seu discurso clima de integração latino-americana. "Esta ponte que unifica dois países irmãos pode acabar com as fronteiras e tornar-nos uma só unidade", disse. "A América Latina se orienta segundo a posição antiimperialista, e o apoio mútuo entre os países deve ser a alternativa a essa conivência [com o imperialismo].

O político peruano afirmou que a obra contribuirá para o desenvolvimento sustentável de sua região. Ele citou o líder seringueiro Chico Mendes ao lado de figuras centrais da história da América do Sul, como Simon Bolívar e José Martí.

Entre os presentes na solenidade, estão o governador do Acre, Jorge Viana, e os ministros da Fazenda, Antonio Palocci, dos Transportes, Alfredo Nascimento, de Minas e Energia, Silas Rondau, do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e do Meio Ambiente, Marina Silva.