Projeto agroflorestal pode se tornar modelo de desenvolvimento sustentável

21/01/2006 - 21h07

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, participaram hoje (21) do lançamento do projeto de desenvolvimento sustentável agroflorestal Nova Bonal, no município de Senador Guiomard (AC).

Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina ressaltou a importância do equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. Para ela, "a equação de proteger o meio ambiente vem acompanhada de promover o desenvolvimento sustentável"

Com uma área de 10,4 mil hectares adquirida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em março de 2005, o projeto de assentamento agroflorestal fica às margens da BR-364 e pode abrigar cerca de 290 famílias. Atualmente vivem no local 80 famílias.

O ministro Miguel Rossetto, em discurso na solenidade lançamento, afirmou que o objetivo é transformar o projeto em modelo de desenvolvimento sustentável. "Nós estamos aqui comemorando o grande projeto, que queremos transformar numa referência. Este projeto da Nova Bonal deve ser uma demonstração clara de como é possível, é correto, é melhor quando nós trabalhamos respeitando o meio ambiente", disse.