Presidentes Lula, Kirchner e Chávez discutem construção de gasoduto

19/01/2006 - 5h51

Brasília - A cooperação nas áreas de energia, cultura, educação e economia é um dos assuntos do encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Néstor Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela, que ocorre hoje na Granja do Torto. A reunião dos mandatários tem como foco principal a proposta de construção de uma rede de gasodutos com cerca de 10 mil quilômetros ligando os três países.

Para a realização da obra seriam necessários recursos entre US$ 17 e US$ 25 bilhões e seis anos de trabalho ininterrupto. As estimativas são do grupo de trabalho trilateral criado para estudar a viabilidade do projeto. Caso saia do papel, o gasoduto terá capacidade de transportar 150 milhões de metros cúbicos de gás por dia da Venezuela para o Brasil e a Argentina.

Logo após a reunião, o presidente brasileiro oferece almoço em homenagem aos outros dois chefes de Estado, também na Granja do Torto. À tarde, depois dos compromissos com Kirchner e Chávez, Lula segue para o Palácio do Planalto, onde cumpre o restante da agenda.