Ministro assegura não haver registro de casos de óbito por febre hemorrágica de dengue no país

19/01/2006 - 19h21

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, disse que alguns veículos da mídia agiram de foram "precipitada" ao noticiar óbitos por dengue hemorrágica no Rio de Janeiro. Assegurou que, "até o presente momento, não há registro de casos de óbito por febre hemorrágica de dengue no país inteiro". E destacou a importância de se fazer o diagnóstico em laboratório.

Segundo ele, o Ministério da Saúde notificou no Rio de Janeiro 109 casos da doença. "Vamos fechar o mês com cerca de 285 casos, o que significa um número muito menor do que nós tivemos em 2005", informou. "Não podemos, portanto, caracterizar definitivamente aqui como uma situação em que já esteja ocorrendo epidemia de dengue." Em 2006, a Secretaria Municipal de Saúde informou ter registrado 133 casos no estado, sendo 96 na cidade do Rio. Em todo o mês de janeiro de 2005, foram registrados 58 casos no município.

O ministro disse que no resto do país tem ocorrido aumento dos casos de dengue, especialmente no Norte e Nordeste, onde os estados não haviam convivido ainda com a dengue do tipo 3. "As pessoas não haviam sido infectadas e adquirido imunidade para esse tipo de dengue, dentre os quatro que existem circulando no Brasil", afirmou. "Daí o crescimento do número de casos."

O ministro admitiu ainda o risco da entrada da dengue de tipo 4, que viriam de países vizinhos na fronteira norte.