Redes privadas entregam a Lula reivindicações sobre padrão da TV Digital

18/01/2006 - 17h15

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os dirigentes das redes privadas de televisão entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva documento no qual apresentam suas propostas para o padrão da TV Digital no Brasil. A informação foi dada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, que esteve presente com os empresários na reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o presidente.

Segundo Hélio Costa, os empresários defenderam um modelo de alta definição, que possa ser portátil (para ser usado em ônibus e aviões, por exemplo) e também não ser limitado às TVs à cabo ou via satélite. O documento entregue pelos dirigentes das TVs não foi divulgado à imprensa.

"Para que a TV Digital possa se enquadrar nas características defendidas pelas emissoras bastará que o sistema fique situado na faixa de 6 megahertz. Isso permitirá que um único canal possa ser desmembrado em 4 outros", diz o ministro. Essa é uma das principais reivindicações das empresas, porque poderia ampliar as opções de canal para cada concessão.

O presidente Lula recebeu pela manhã de hoje (18) técnicos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) que fizeram exposição sobre os estudos que foram feitos para a implantação da TV Digital.

Na entrevista à imprensa, Hélio Costa reafirmou que o sistema de TV Digital até fevereiro deverá ser escolhido qual será o modelo adotado no Brasil. O objetivo do governo é realizar a primeira experiência da TV Digital em junho, na Grande São Paulo.