Argentina retoma importações da carne suína do Rio Grande do Sul

18/01/2006 - 15h53

Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – A Argentina anunciou hoje (18) a retomada das importações de carne suína sem osso e produtos suínos do Rio Grande do Sul. O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, recebeu a informação do diretor de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do país vizinho, Jorge Horacio Dillon.

O embargo estava em vigor desde o final do ano passado, quando foram diagnosticados casos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e Paraná. De acordo com um ofício enviado ao Brasil pela argentina, o reinício das importações é "resultado de negociação do governo do estado e da iniciativa privada, reconquistando, assim, o importante mercado vizinho".

O documento diz ainda que, passados 60 dias desde a primeira intervenção oficial no Paraná, sem o registro de "outras ocorrências sanitárias", diminuíram os riscos de contaminação no Rio Grande do Sul. Em 2005, o mercado argentino comprou da indústria gaúcha 7,63 mil toneladas de produtos de origem suína, equivalentes a US$ 14,59 milhões.

Na avaliação de Klein, a decisão argentina deve facilitar a retomada das importações pelo Chile e a Rússia Na segunda-feira (23), o secretário integra a missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a Moscou e Santiago, onde será discutida a reabertura da comercialização de carne suína para esses países.