Petrobras cancela licitação para a construção de duto e gasoduto no Amazonas

16/01/2006 - 15h35

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Petrobras cancelou hoje (16) o processo de licitação para a construção do duto Urucu-Coari, de gás liquefeito de petróleo (GLP), do gasoduto Coari-Manaus e de seus ramais de distribuição na Amazônia. Em nota, a estatal explica que "as propostas relativas aos lotes foram desclassificadas por preço excessivo" e diz que uma nova concorrência pode acontecer até o próximo dia 20. Para tanto, o edital deve sofrer alterações, com o objetivo de reduzir os preços.

A expectativa é que o duto Urucu-Coari, previsto para começar a operar em novembro de 2007, permita o escoamento do GLP produzido nas Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN) de Urucu até o terminal fluvial da companhia, em Coari, ambas no Amazonas.

O gasoduto Coari-Manaus deve estar em funcionamento até fevereiro de 2008, com capacidade para escoar cerca de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. O produto será destinado ao abastecimento de usinas termelétricas convertidas de óleo para gás e também ao atendimento de residências, indústrias e da frota de veículos movidos a gás em Manaus e outros sete municípios.