Lula anuncia plano para integrar ações ''produtivas e solidárias'' do governo

16/01/2006 - 21h13

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao fazer um balanço das ações dos 36 meses de governo, agora à noite, durante pronunciamento em cadeia nacional de radio e televisão, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva diz que já fez tudo que era necessário para consolidar a estabilidade e garantir que o Brasil encontrasse o seu caminho.

"Esta já é uma vitória assegurada. Chegou a hora de darmos um novo passo, o momento da união definitiva, do produtivo com o social. Assim como foi na conquista da estabilidade, esta é também uma luta que se fará por etapas", disse o presidente.

Ele anunciou o lançamento, nos próximos dias, de um plano de ação para integrar ainda mais os principais projetos destas duas áreas. Trata-se, segundo Lula, do plano "Brasil Produtivo e Solidário", que irá integrar e ampliar, de um lado, ações na área social e de promoção humana. E do outro lado, ações de estímulo ao setor produtivo e ao desenvolvimento econômico." Não se trata exatamente da criação de novos programas, mas do avanço de ações que vêm sendo implantadas desde o nosso primeiro ano no governo", adiantou.

"Através do plano Brasil Produtivo e Solidário, vamos dar um decisivo apoio este ano à construção civil, à agricultura familiar e ao microcrédito. Serão ampliadas as prioridades do setor de infra-estrutura, em especial nas áreas de energia e transporte. E vamos consolidar importantes programas de desenvolvimento regional", completou.

De acordo com Lula, um governo que tem apenas "o braço social" não passa de um governo "caridoso". "Isso é bom, porém insuficiente. Um governo que tiver apenas o braço econômico é pobre em valor humano. A ele faltaria a coisa mais importante: o coração. Vamos continuar como sempre fizemos, governando com a mente e o coração, e 2006, não tenho dúvida, será um ano de muitas conquistas. Um ano em que vamos fazer um Brasil ainda mais produtivo e solidário", concluiu.