CPI dos Bingos retoma trabalhos esta semana

16/01/2006 - 19h43

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos retoma seus trabalhos a partir de amanhã (17), ouvindo às 10h30 o ex-secretário de Finanças de Campinas (SP) Paulo de Tarso Venceslau. Em 1997, ele fez denúncias sobre uma suposta arrecadação de propinas por prefeituras administradas pelo Partido dos Trabalhadores, em prol de campanhas eleitorais.

Na quarta-feira (18), a CPI dos Bingos vai apresentar relatório parcial sobre a renovação de contrato da empresa Gtech com a Caixa Econômica Federal para o processamento eletrônico de dados da rede de casas lotéricas. No início de 2004, a imprensa divulgou vídeo em que o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz aparecia exigindo propina para que acontecesse essa renovação.

A comissão vai ouvir na quinta-feira três depoimentos: os de Ricardo José Gasques de Almeida Silvares e Fernando Pereira Vianna Neto, promotores de Justiça de Campinas, e de Éder Eustáquio Macedo, servidor do Ministério da Fazenda lotado no Rio de Janeiro. Ele foi apontado em matéria da revista Veja como responsável pelo suposto transporte de dinheiro proveniente de Cuba que teria sido doado pelo governo daquele país para financiar a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.