Cinco das dez agências do INSS no Distrito Federal abrem em novo horário

16/01/2006 - 12h18

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - No primeiro dia de funcionamento com o novo horário, das 8 às 18 horas, cinco das dez agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Distrito Federal aderiram à ampliação de jornada. Elas estão localizadas nas regiões adminitrativas do Plano Piloto, Taguatinga, Planaltina, Gama e Sobradinho. A agência do Plano Piloto registrou reclamações dos segurados e beneficiários sobre o tempo para o atendimento devido ao número reduzido de funcionários.

Aguardando o resultado de um recurso, a dona-de-casa Sebastiana Lemos de Alarcão esperou mais de duas horas na unidade e já estava impaciente para ser atendida. "Esperamos que esse novo horário traga benefícios. Isso aqui é muito enrolado. É uma coisa de louco", reclamou Sebastiana.

Regina Vinhais Gracindo também foi até a agência do Plano Piloto buscar uma certidão de dependente do marido já falecido. Para ela, a ampliação do horário é uma ótima medida. "Mas, não adianta vir sozinha. Não adianta a gente estar aqui, com o horário estendido e apenas dois funcionários atendendo a gente. Isso que é um absurdo", criticou Regina.

A gerente regional do INSS em Brasília, Raquel Marshall, afirmou que a ampliação do horário de atendimento das 8 horas às 14 horas para das 8 horas às 18 horas está acompanhada de um conjunto de medidas para melhoria do serviço. Entre elas, a implantação do novo horário de atendimento pelo Previfone (que agora funciona de uma hora da manhã de segunda a uma hora de domingo), a diversificação dos serviços pela Internet e a contração de novos servidores.

Segundo Raquel, mil novos servidores serão chamados em todo o país. As regiões Centro-Oeste, Norte, Maranhão e Piauí devem convocar 200 servidores até fevereiro. "Nesse primeiro momento será dada prioridade para as cinco agências que terão horário ampliado", explica a gerente.

De acordo com ela, para desafogar possíveis gargalos no atendimento, as perícias médicas estão sendo agendadas e têm hora marcada para atendimento. Mais informações pelo Previfone (0800 780191) ou pelo endereço eletrônico www.previdencia.gov.br.