Subvenção de óleo diesel para embarcações beneficia novos pescadores artesanais

13/01/2006 - 5h37

Brasília - Mais 4.500 pescadores artesanais passarão a ter do governo federal, a partir deste ano, a subvenção do óleo diesel para suas embarcações, por meio da implantação de um sistema eletrônico. Em 2005, pelo método tradicional, 90 milhões de litros de óleo diesel foram concedidos em todo o país a 2.500 pescadores.

O convênio para agilizar a ajuda aos trabalhadores será assinado hoje (13) pelo ministro da Pesca, José Fritsch, com a BR Distribuidora. A solenidade vai ser realizada às 11 horas na sede da empresa, no Bairro Maracanã, no Rio.

O novo sistema eletrônico, denominado I-Botom, vai garantir a agilidade no abastecimento das embarcações e no ressarcimento do benefício ao pescador ou ao armador. O pescador artesanal, por exemplo, passará a ter a subvenção creditada automaticamente em sua conta bancária. Outro benefício do programa é a possibilidade instantânea de identificação da embarcação e do profissional de pesca. Com isso, será possível à Secretaria Especial e Aqüicultura e Pesca (Seap) ter todo o controle do abastecimento, análise das operações da subvenção e os respectivos cálculos.