Integrante do Passe Livre diz que movimento fará novas intervenções nas cidades-satélites

13/01/2006 - 21h52

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Estudantes se reuniram novamente hoje (13) para se manifestarem contra o aumento das passagens de ônibus na cidade. A passagem, que até o fim de 2005 era de R$ 2,50, passou para R$ 3,00. O Movimento Passe Livre (MPL) pede que o valor da tarifa diminua. Além disso, eles também reivindicam o passe livre estudantil.

Segundo uma as organizadoras do MPL, que se identificou apenas como Natália, outras manifestações serão realizadas. "Pretendemos fazer atos todos os dias e espalhados em todas as cidades-satélites, onde as pessoas possam realmente gritar contra o aumento das tarifas", afirmou.

O protesto começou na rodoviária às 16h30 com cerca de 100 estudantes. Meia-hora depois os organizadores resolveram fazer uma caminhada até o Palácio do Buriti, onde fica o governador do Distrito Federal, porém, mudaram o trajeto na altura da avenida W-3. Quase mil estudantes estavam presentes naquele momento. Eles percorram cerca de oito quilômetros e voltaram à rodoviária por volta das 19 horas.

A Polícia Militar (PM) deslocou para o local 1.500 polícias que acompanharam todo o protesto. Segundo informações da PM, ninguém foi preso, ao contrário da manifestação da semana passada quando 12 estudantes foram detidos, seis policiais feridos e seis ônibus depredados.
Os estudantes devem fazer uma nova manifestação na próxima sexta-feira (20), mas o local e horário ainda não foram definidos.