Próximos indicados para o Supremo serão escolhidos pela competência, diz ministro

13/01/2006 - 13h32

São Paulo, 13/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Os próximos indicados para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal serão escolhidos de acordo com sua competência, e não pelo partido político, garantiu hoje (13) o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. O ministro disse que já enviou uma lista informal de nomes para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reunirá na próxima semana para avançar no assunto.

Bastos ressaltou que os nomes contidos na lista são nomes de pessoas competentes e totalmente preparadas para assumir o cargo, assim como os indicados pelo presidente Lula. O ministro discordou da possibilidade de "partidarização" do Supremo, se forem indicados políticos como o ex-ministro Tarso Genro e os deputados federais Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e Sigmaringa Seixas (PT-DF), cujos nomes apontados como cotados para o cargo.

"Se olharmos os votos, veremos que tem sempre uma constante, e todos aqueles que nós indicamos são homens que têm compromisso com as políticas públicas, com a impessoalidade e com a República. Esse é o papel do Supremo. É zelar pela República. Nós temos muito cuidado com isso", afirmou o ministro.

Márcio Thomaz Bastos participou hoje da cerimônia de posse do delegado Geraldo José Araújo no cargo de superindente regional do Departamento da Polícia Federal do estado de São Paulo.