Gravuras que participaram de mostra na França parecem verdadeiras, dizem peritos

11/01/2006 - 18h03

Rio, 11/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Peritos da Biblioteca Nacional verificaram hoje (11), em uma avaliação preliminar, que as cerca de 30 gravuras que chegaram ontem ao país, vindas da mostra do Ano do Brasil na França, parecem verdadeiras. A Polícia Federal havia anunciado, no momento do desembarque das obras de arte no Aeroporto Internacional do Rio, que poderia ser falsificações.

Os policiais chegaram a levantar duas hipóteses: a troca das peças originais por falsificações, ainda no Brasil, ou a troca já em território francês. Mas, segundo a assessoria de imprensa da Biblioteca Nacional, a instituição não recebeu nenhuma denúncia sobre a situação e foi surpreendida com a notícia.

As gravuras, do holandês Franz Post, pertencem ao acervo da Biblioteca Nacional e haviam sido enviadas para a Europa para serem expostas no Museu do Louvre, em Paris, durante as comemorações do Ano do Brasil na França, celebrado em 2005.

Os técnicos da biblioteca devem começar a perícia amanhã (12). A previsão é que os trabalhos sejam encerrados no prazo de uma semana. Só então, a autenticidade das peças poderá ser confirmada.