Apenas 29% da frota de veículos alternativos do Rio é regularizada, diz ex-dirigente do setor

11/01/2006 - 15h03

Rio, 11/1/2006 (Agência Brasil - ABr) - Mais de 6 mil vans e kombis circulam diariamente no estado do Rio, fazendo o transporte alternativo de passageiros. Deste total, apenas 1.750 veículos estão regularizados. A informação foi dada pelo ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre. Ele foi demitido ontem (11) pela governadora Rosinha Matheus por não concordar com a suspensão do edital que tinha por objetivo regularizar o setor.

A entrada em vigor do edital foi o principal motivo de uma manifestação dos motoristas que, segunda-feira (9), bloqueou por mais de 12 horas a Presidente Vargas, principal avenida do centro do Rio, provocando caos no trânsito.

Em entrevista dada hoje ao programa Redação Nacional da Rádio Nacional, o ex-presidente do Detro afirmou que o serviço de transporte alternativo do Rio de Janeiro é um verdadeiro caos, dominado por grupos que não estão interessados na sua regularização.

Segundo Rogério Onofre, a elaboração do edital foi determinada pela Justiça com o objetivo de organizar o transporte alternativo no estado. Ele disse que o que fez foi cumprir a lei.

Rogério Onofre criticou "o atual quadro de bagunça e ilegalidade" em que se transformou o serviço de transporte alternativo no estado do Rio. "Não há mais espaço para conviver com a desordem, com a falta de ordenamento, com a falta de respeito, com a bandalha, com a violência e com tudo aquilo que está por trás desses movimentos de piratas e de topiqueiros", afirmou.