Recuperação de estradas em Goiás tem cerca de R$ 25 milhões previstos

10/01/2006 - 18h48

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Vários trechos de estradas no estado de Goiás já começaram a ser recuperados pelo Programa Emergencial Trafegabilidade e Segurança nas Estradas. Segundo informações do Ministério dos Transportes, 14 trechos serão recuperados no estado e serão investidos R$ 24,78 milhões. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, visitou ontem (9) alguns dos trechos a serem recuperados.

"A recuperação das estradas é muito importante tanto para a agricultura como para a pecuária do estado", disse o presidente da Federação de Agricultura do Estado de Goiás. "Precisamos cada vez mais melhorar nossas condições de transporte, e as estradas são essenciais para isso."

No final do mês de fevereiro os produtores farão a colheita da soja e logo depois a colheita do milho. Caixedo disse acreditar que as estradas estarão recuperadas a tempo. "Não trabalhamos com a hipótese de que as estradas não sejam recuperadas até o início da colheita. Mas caso isso aconteça, os prejuízos serão grandes porque vai encarecer o frete e dificultar a chegada do produto ao porto", comentou. Grande parte da produção de grãos do estado é exportada. A maioria sai do país em navios pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

O programa emergencial foi anunciado pelo governo federal no final de dezembro para recuperar 26.516 quilômetros de estradas federais e estaduais. As obras começaram já começaram em todo o país. O plano abrange 25 unidades federativas.