ProUni reabre inscrições para preencher vagas que sobraram na primeira fase da seleção

10/01/2006 - 5h31

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília- Cerca de 5 mil bolsas de estudos que não foram preenchidas na primeira fase do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) vão estar disponíveis aos estudantes a partir desta terça-feira (10). Das 91,1 mil vagas oferecidas para o primeiro semestre de 2006, cerca de 94% já foram preenchidas.

Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Ribeiro, as vagas que sobraram correspondem aos cursos menos solicitados pelos candidatos. "Isso é absolutamente normal, no ano passado foi a mesma coisa. O que existe freqüentemente é a concentração de muitos candidatos no mesmo curso fazendo com que alguns sejam pouco disputados e eventualmente não tenham todas as suas vagas preenchidas".

O diretor informou que o resultado dos candidatos selecionados para essas vagas vai ser divulgado na próxima segunda-feira (16). Já os estudantes que foram pré-selecionados na primeira etapa devem procurar, até o dia 3 de fevereiro, as instituições nas quais se inscreveram para comprovar as informações fornecidas na inscrição. "A escolaridade deve ter sido em escola pública ou em escola privada, com bolsa durante todo o ensino médio, e também os dados de renda familiar para comprovar se eles se enquadram no perfil das bolsas integrais e parciais do ProUni", acrescentou Ribeiro.

As vagas do ProUni são voltadas para alunos de baixa renda que estudam em universidades particulares. Para participar do programa, o candidato tem que ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), ter renda familiar per capita (por cabeça) limitada a um salário mínimo e meio para bolsa integral ou de até três salários mínimos para bolsa parcial (50% da mensalidade).

No segundo semestre deste ano o ProUni vai oferecer mais 40 mil bolsas, totalizando 131,1 mil em 2006.